biblias
Como a bíblia chegou até nós? provavelmente você já fez essa pergunta. Como este livro que na verdade é um conjunto de livros considerados canônicos ou mais popularmente conhecidos por sagrados sendo então “A Bíblia Sagrada”.
Bíblia vem do vocábulo grego “βιβλία” “byblos” quer dizer rolo ou livro. Este conjunto de livros foram escritos por cerca de quarenta autores, em épocas diferentes e culturas diferentes e em três linguás sendo elas hebraico, aramaico, e grego.
Para formar todo o conjunto de livros que temos em mãos e com o avanço da tecnologia e internet também em muitos smartphones ou androides que são os aparelhos de telefonia celular. foram necessários muitos trabalhos.
Levou em torno de mil e quinhentos anos para ser toda editada e copilada, e por incrível que pareça foi o primeiro livro a ser impresso depois que o alemão Johann Gutenberg no século XV inventou a maquina de impressão tipográfica. Mas antes disso houve um trabalho árduo de Escribas e Massoretas, estudiosos e tradutores trabalharam muito para preservar e traduzir a Bíblia.
Ela está dividida em duas partes Velho Testamento (VT) chamado também de Antiga Aliança, e Novo Testamento (NT) Nova Aliança.
O velho testamento composto de trinta e nove livros, e o novo com vinte e sete totalizando sessenta e seis livros.
Os livros não estão em uma ordem cronológica mas foram bem organizados e podemos distingui-los em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem.
Pentateuco – Os cinco primeiros livros escritos por Moisés
Históricos – Livros que relatam histórias do povo de Deus
Poéticos – Livros escritos em forma de poesia.
Proféticos – Livros contendo profecias dadas por Deus aos seus profetas. Que se dividem em duas classificações. Profetas maiores e profetas menores. Os profetas maiores assim chamados pela maior quantidade de textos escritos que são eles: Isaías, Jeremias, Ezequiel, e Daniel. e os menores são: Oseias, Joel, Amos, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Evangelhos – descrevem os milagres que Jesus realizou e seus ensinos sobre o reino de Deus.
Epístolas – Cartas endereçadas às igrejas. O Apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas (dando o nome da cidade onde está a igreja) e as Gerais foram escritas por outros apóstolos (levam seus nomes) endereçadas a todas as igrejas.
Revelação – Chamado de Apocalipse escrito pelo apóstolo João.
Que por decreto do imperador Deocleciano foi banido para a ilha de Patmos, condenado “por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo“.
Seus livros todos eram textos corrido, ou seja, não havia divisão de capítulos e versículos.
Estêvão Langton, arcebispo da Cantuária, que havia sido chanceler da Universidade de Paris, fez a divisão do Antigo e do Novo Testamentos em capítulos, a partir do texto latino da Vulgata de São Jerônimo, por volta do ano 1226. Da Vulgata, passou ao texto da Bíblia hebraica, ao texto grego do Novo Testamento e à versão grega do Antigo Testamento. Ele estabeleceu uma divisão em capítulos, mais ou menos iguais, muito similar à que temos em nossas Bíblias impressas. Esta divisão se tornou universal.
São Pagnino (1541), judeu convertido, depois dominicano, originário de Luca (Itália), dedicou 25 anos à sua tradução da Bíblia, publicada em 1527, e foi o primeiro em dividir o texto em versículos numerados. Esta versão foi impressa em Lion. Era uma versão muito literal que constituiu um ponto de referência entre os humanistas da época, e foi reimpressa várias vezes. Roberto Estienne, prestigioso impressor, realizou a divisão atual do Novo Testamento em versículos em 1551. Em 1555, fez a edição latina de toda a Bíblia. Para os versículos do Antigo Testamento hebraico, ele utilizou a divisão feita por São Pagnino. Para os demais livros do Antigo Testamento, elaborou uma própria e utilizou para o Novo Testamento a que, poucos anos antes, ele mesmo havia realizado.
Curiosidades:
bíblia borda vermelha
Você já viu uma bíblia assim, sabe porque as bíblias antigamente eram todas de um modelo tradicional capa preta e borda lateral em vermelho e paginas em branco. entenda o significado.
A capa de couro preta: O mundo em pecado
Bordas em vermelho: O sangue de Jesus
Paginas em branco: A luz da palavra de Deus
A Bíblia fechada mostra a condição de trevas do pecador, mas quando abre a Bíblia, pelo sangue de Jesus é lavado e alcança a luz do Evangelho!

By renato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *