desfazendo o calvinismo

Leia o resumo do livro e assista ao vídeo

Link da Loja virtual para adquirir o livro
https://evunder.wixsite.com/refutandocalvinismo

DESFAZENDO O CALVINISMO À LUZ DA BÍBLIA
Autor: ReLry Alves da Silva.
Escritor, teólogo, compositor, técnico em transações imobiliárias.
Ano: 2019/2020
Todos os direitos reservados 9.610/98® Registro n. 312238984, em portal registro de obras.
• Livro de propriedade exclusiva do comprador, por favor ajude para que esse material não seja pirateado.
“poisestamos zelando em fazer sempre o que é honesto, não só aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens (2Co8:21)”

INDÍCE
Introdução………………………………………………………………………………….4
1- A onda calvinista e suas implicações…………………………………………………………………………………..5
2- Fatores que dificultam o abandono do calvinismo………………………………………………………………………………..08
3- Uma vez ‘salvo’ sempre salvo? (Hb6:4-6) – Exegese completa…………………………………………………………………13
4- O nome de alguém pode ser riscado do livro da vida?…………………………………………………………………………..19
5- Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, eu vos escolhi a vós (João15:16) – Exegese completa………..24
6- Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus (Rm3:10-11) – Exegese completa…………..26
7- Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer (João6:44) – Exegese completa…………………..30
8- Nos elegeu nEle antes da fundação do mundo (Efésios1:4-6) – Exegese completa………………………………………32
9- Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus (Ef2:8) – Exegese completa……………37
10- Todos quanto estavam ordenados para a vida eterna (At13:48) – Exegese completa………………………………..42
11- Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como efetuar (Fp2:13) – Exegese completa………………….46
12- Saudai a Rufo, eleito no Senhor (Rm16:13) – Exegese completa…………………………………………………………….51
13- E, ouvindo ouçam e não entendam, para que não se convertam (Mc4:11-12) – Exegese completa………………52
14- Nenhum de seus planos podem ser frustrados (Jó42:2) – Exegese completa……………………………………………55
15- Alguns calvinistas e suas afirmações (implicações lógicas)……………………………………………………………………58
16- Romanos8:28-30 – Exegese completa………………………………………………………………………………….64
17- Romanos capítulo 9 – Exegese completa……………………………………………………………………………………72
18- Romanos capítulo 10 – Continuando a exegese do assunto………….96
19- Romanos capítulo 11 – Exegese completa……………………………….99
20- Livre arbítrio ou liberdade de escolha?…………………………………112
21- Decreto ou
permissão?…………………………………………………………114
22- Conceitos sobre ‘liberdade’ e ‘depravação total’………………………117
23- Infralapsarianismo Vs. Supralapsarianismo (?)…………………….129
24- Resumo sobre o que foi o Sínodo de Dort………………………………139
25- Jesus morreu por todos ou por muitos (Jo1:29, Mc10:45)?…………149
26- É Deus quem faz o ímpio para o dia do castigo? (Pv16:4) – Exegese completa………………………………………..155
Agradecimentos……………………………………………………………………….159
Extras (aleatórios)…………………………………………………………….156

INTRODUÇÃO
Livro destinado a mostrar as contradições constantes e gritantes da doutrina calvinista perante o contexto bíblico lógico e etimológico. O foco não é atacar ou combater pessoas, mas sim mostrar esses erros e contradições que tal teologia apresenta perante a Bíblia.
Nesse livro o leitor poderá acompanhar a exegese imparcial de vários textos e passagens isoladas usadas pela doutrina em questão, tudo feito de uma forma honesta e super detalhada; leia com espírito de humildade e sede de sabedoria, com certeza esse material será de grandiosa ajuda.
Você irá entender de uma forma hiper contextualizada que, tal doutrina usa a Bíblia para ensinar um deus diferente do Deus da Bíblia, todavia, quero deixar claro que: respeito a liberdade de crença de cada um. Esse livro te ajudará a crescer em conhecimento, te ajudará a entender melhor a exegese e como realizá-la em textos bíblicos considerados ‘complicados’. Tenha uma ótima leitura.
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 13
CAPÍTULO 3
UMA VEZ ‘SALVO’ SEMPRE SALVO? (Hb6:4-6) – EXEGESE COMPLETA
8É bom lembrarmos também que: em Adão todos nós caímos, por isso o texto trata de pessoas que ‘recaíram’, a palavra usada no original é ‘parapipto’, que quer dizer ‘cair de lado’ ou ‘apostatar’, e, sabemos que para se apostatar é necessário que a pessoa, caída em Adão, se firme na fé, seja regenerada, seja participante do Espírito Santo, e, deliberadamente volte a amar a prática do pecado; visto que, dentro desse contexto, não tem sentido em dizer que um não salvo se apostatou.
9Outro detalhe importante: o texto não diz que tais pessoas foram arbitrariamente feitas participantes do Espírito Santo, mas diz que ‘…se fizeram participantes do Espírito Santo’ e, o texto também não diz que elas foram arbitrariamente desligadas do Espírito Santo, mas diz que recaíram.
10Dentro dessa conjuntura eu posso indagar da seguinte forma: “se o suposto predestinado ao inferno não pode fazer parte do Espírito Santo, ou seja, não pode estar jamais na condição de salvo, portanto, não comunga da fé verdadeira/salvífica, logo, ele se apostatará de quê? Ou, quem são esses que se apostatarão e, por que a Bíblia nos alerta sobre os perigos da apostasia (1Tm4:1, 1Tm4:16)?” CONTINUA…
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 30
CAPÍTULO 7
‘NINGUÉM PODE VIR A MIM SE O PAI QUE ME ENVIOU NÃO O TROUXER’ (João6:44) – EXEGESE COMPLETA
1Essa passagem também é bastante usada pelos defensores da doutrina calvinista, com todo respeito aos mesmos, pois, o foco aqui é analisar o contexto;
2veja: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia (João6:44)”, a palavra ‘trouxer’, no grego é ‘helkó’ (ελκυσω), que quer dizer: ‘arrastar’, ‘compelir’ ‘atrair’, ‘seduzir’, veja dois exemplos:
3primeiro – “E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas e os levaram/helkó até a praça… (At16:19)”;
4segundo – “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei/helkó a mim (João12:32)”,
5ou seja, podemos concluir que: a palavra ‘helkó’ é polissêmica e… CONTINUA
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 32
CAPÍTULO 8
‘NOS ELEGEU NELE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO’ (Efésios1:4-6) – EXEGESE COMPLETA
1Essa passagem também é usada pelos defensores da doutrina calvinista, veja: “3Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, 4como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos irrepreensíveis diante dEle em caridade, 5e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado (Efésios1:4-6)”,
2veja bem: o versículo de número quatro começa dizendo que Deus nos elegeu em Cristo, CONTINUA…
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 37
CAPÍTULO 9
PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISSO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS (Ef2:8) – EXEGESE COMPLETA
1Outra passagem usada pelos defensores da doutrina calvinista: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso/isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef2:8)”; vamos analisá-la dentro do contexto e das devidas implicações lógicas.
2Primeiro – Seguindo o contexto do primeiro capítulo até o versículo em questão, temos a seguinte ordem resumida: 1- Deus elegeu pessoas em Cristo (Ef1:4a), 2- para que fossem santas e irrepreensíveis (Ef1:4b), 3- …CONTINUA
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 64
CAPÍTULO 16
Rm8:28-30 – EXEGESE COMPLETA
1Ainda dentro das afirmações e entendimento da doutrina calvinista, quero trazer também uma breve explicação acerca de alguns capítulos da carta aos Romanos e seus respectivos versículos.
2Primeiro, eu gostaria de falar sobre o capítulo oito da carta e os versículos mais usados pela doutrina em questão.
3ROMANOS 8 – “[28] E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
4Se você ler todo o contexto anterior ao versículo 28, verá que em momento algum o Apóstolo Paulo fala sobre predestinação salvífica individual, exemplo: “porque, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis [Rm8:13]” (se = conjunção subordinativa condicional); CONTINUA…
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 72
CAPÍTULO 17
ROMANOS CAPÍTULO 9 – EXEGESE COMPLETA
1Romanos 9 “[11] Porque não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama). [12] Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. [13] Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú”.
2O contexto imediatamente anterior mostra que os judeus estavam pensando que, por serem o povo escolhido de Deus …CONTINUA
Desfazendo o calvinismo à luz da Bíblia 159
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, e aos meus familiares e amigos que me apoiam nesse trabalho, tanto na literatura quanto nos vídeos de teologia que produzo para a internet; agradeço também a cada leitor que irá adquirir esse livro e, espero que o mesmo seja de grandíssima ajuda em seu entendimento bíblico. Louvo a Deus pela oportunidade de levar um conteúdo teológico puro e sem maldade para tantas pessoas; agradeço a Ele por essa chance de poder ajudar quem está com sede de conhecimento bíblico e, ao mesmo tempo orientar aqueles que estão sendo enganados por doutrinas antibíblicas. Agradeço aos inscritos do meu canal que, estão sempre colaborando e participando de alguma forma; que Deus seja louvado por tudo e que Ele continue nos dando forças nessa luta. Obrigado.

By renato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *