Atenção igreja: O Sal insípido

O Sal insípido

Você é o sal da terra agora, mas não deve ser o sal insípido, e se o sal ficar insípido, como restaurar o sabor? É bom para outra coisa que é ser enxotado pelos homens e pisado (Mateus 5:13).
Essas palavras cruas de Jesus foram muitas vezes interpretadas de forma leviana pela maioria dos chamados “estudantes da era pós-moderna”.

Jesus disse isso aos seus discípulos, não para estabelecer uma metáfora superficial, mas para fazê-los perceber o “peso” da decisão de segui-lo.


O sal no contexto judaico tem um significado muito profundo.

Além de suas propriedades naturais, o sal fazia parte de um simbolismo muito especial na antiga cultura judaica como conservante e tempero.

No plano social, o consumo de sal significava partilhar a hospitalidade com alguém, atribuindo-lhe o sustento. Ainda mais profundo é o fato de que quem compartilha o sal de seu mestre tem a obrigação moral de cuidar dos melhores interesses de seu mestre.
Em uma área ainda mais importante, o sal tinha relação direta com o ritual mais importante na relação desse povo com o Criador, a oferenda.

Em Lv 2:13, o Criador estabelece que toda oferta deve ser temperada com sal antes de ser oferecida, o que carateriza uma coalizão incorruptível, que não pode ser quebrada. Assim, além de conservar a carne e dar sabor, o sal lembrava ao povo de Israel sua coalizão eterna e imutável com o grande “Eu Sou”.

Foi aqui que nasceu a chamada coalizão do sal (números 18:19), que caracteriza uma coalizão inquebrável e irrevogável. Isso revela uma verdade muito importante sobre esse simbolismo bíblico.

Quando um judeu se referia ao sal, não se referia simplesmente a uma especiaria comum. Então Jesus não estava apenas fazendo uma metáfora vazia, ele queria passar uma mensagem.
Somos o sal da terra As pessoas refletem a unidade do Todo-Poderoso com a humanidade. Nossa salvação é baseada em uma aliança eterna, inquebrável e imutável a ser manifestada em nós e através de nós.
O sal é naturalmente salgado. Isso não requer um estímulo. experimento científico ou misturando com outros temperos. Sua natureza é salgada, sua disposição é salgada. Da mesma forma, nossa natureza reflete a coalizão com o Todo-Poderoso, e devemos ter uma disposição constante de moderar o mundo e proclamar a coalizão.

Mas e se tal pacto for violado? E se eles apenas a falassem com desprezo? Qual seria o destino do sal insípido? A resposta de Jesus é categórica: “Como restaurar o sabor do sal? Não serve para nada além de ser jogado fora e pisoteado pelos homens.
A analogia é a seguinte: uma vez que uma coalizão é subestimada, ela perde seu valor.
O ritmo turbulento da vida moderna desviou a igreja de seu verdadeiro intento. Nossa fé foi reduzida à nossa satisfação imediata.

A cristandade moderno tem mais a ver com mel do que com sal. Tente adoçar a vida em vez de salgar o mundo.
Adquirir bens que satisfazem o ego é mais valioso do que demonstrar o valor da aliança.

Inúmeras vezes mostramos para o destino iminente daqueles que dão as costas à mensagem da salvação mas esquecem a situação daqueles que devem salvar o mundo com tal mensagem e negligenciavam seu dever.

Ela não serve para nada além de ser jogada fora, ser pisoteada pelos homens! Este é o destino daqueles que se afastam de seu discipulado. Ele é lançado no chão e se mistura com o mundo. Não haverá mais diferença, e será confundida com o terreno em que o maligno pisa.

Note que não precisa ser veneno, apenas deixe de ser salgado. Nosso mundo está apodrecendo dia a dia, nossa sociedade está sofrendo com a influência satânica que a permeia.

E nosso trabalho é sal é a anunciação da coalizão que temos com o Criador. É parar de se machucar com a peçonha da fofoca, fofoca e arrogância. e egocentrismo para nutrir o incenso de Cristo na vida das pessoas. Para alastrar a fragrância de Cristo em um mundo perfumado.

Destina-se a proclamar a mensagem da cruz cada vez mais forte, mesmo quando somos perseguidos por essa mensagem. A vida cristã não termina quando nos tornar cristãos, começa aí! Por isso, nos comprometemos a ser urgentes.


Desde o século XIX com o advento da revolução Industrial e do Renascimento Houve uma grande mudança na filosofia do pensamento humano. Até então, as pessoas ainda associam sua vida o o Criador de forma cega.

Da chamada “Era da lâmpada quando pensadores e filósofos trespassam “iluminismo” em seu modo de pensar Começamos a vivenciar a antropologia: o homem está no centro de tudo.

A partir daí, temos uma figura humana como causa e efeito de todos os grandes problemas da vida. o Criador deixa de ser criador para ser espectador da evolução das espécies, e o homem toma em suas próprias mãos sua própria existência e história.

Essa insolência egocêntrica desenvolveu-se ao longo dos séculos até hoje atingir o ápice do absolutismo humano. Mais obcecado por si mesmo refletido no culto do corpo e da alma. Os deus agora são pessoas marcadas nos pilares do conhecimento dinheiro e poder.


Infelizmente, essa filosofia mundana se infiltrou silenciosamente em nossas igrejas. Sob o efeito da influência social, nos deixar impregnar de tal pensamento a ponto de reverter a ordem das coisas em nosso modo de cultuar.

De grande expectador da adoração, o Criador torna-se antes o “Grande Gênio da lâmpada que deve satisfazer todo anseio humano, conforme ou não à sua vontade suprema.

O grande Criador é questionado e muitas vezes “desafiado” por seus servos, que agora decide, outorga, exige e os nomeia como donos de seu próprio destino.

Os templos deixaram de ser locais de culto, para se tornar clínicas psiquiátricas e supermercados onde se espera encontrar os mais diversos itens, desde um carro OKM, até um aumento salarial.

Não é que essas coisas não possam fazer parte da vida de um cristão mas o grande problema é que invertemos a ordem dos fatores. Publicamos o Novo Testamento em detalhes: “Busque primeiro seus próprios interesses. e o reino de o Criador vos será acrescentado”.


É o evangelho do mel e não do sal. Nossa coalizão com o Criador nunca será evidente no evangelho antropocêntrico.

Enquanto permanecermos no centro de tudo, buscando nosso bem-estar acima dos interesses de o Criador, nossa vida não fará diferença em lugar algum.

Nesse caso, o sal perde o sabor e voltamos à grande pergunta do mestre “Como recuperar o sabor?”
O altar estava cheio de sal.


Habitamos na era das reuniões lotadas, das chamadas fáceis e do aparente quebrantamento. No entanto, devemos avaliar o que levou as pessoas a reunião: arrependimento ou autopreservação?

Qual é a intenção por trás das lágrimas? Qual é a motivação que se encobre sob seus joelhos curvados?
As reuniões na igreja devem estar cheias de sacrifícios temperados com sal. Sacrifique a vida como holocausto de louvor ao Criador.

É hora de retornar ao propósito original de nossa salvação. Ver nossa aliança e impô-la em um mundo corrupto e corrupto.

É hora de cuidar dos interesses daquele que um dia cindiu seu sal conosco e dar a ele seu sustento. “Porque todas as coisas são por ele, por meio dele e para ele” (Romanos 11:36).
Finalmente temos um papel nós, o corpo de Cristo.

É a graça de Deus com braços e pernas. O grande amor do progenitor manifestado na filho só pode ser conhecido pelos homens através do espírito do Criador que habita em nós. Até quando vamos batalhar dentro de templos esquecendo a multidão que perece sem Cristo?

Não consigo imaginar a possibilidade de o Criador não nos perguntar sobre isso um dia. Ignorar o contrato é tornar o sal insípido.

E o destino desse sal insípido não é agradável. Quando nosso Mestre voltar, não queremos ser contados entre os imperceptíveis grãos de sal pisoteados pelos homens. Queremos fazer o que nosso núcleo nos diz: salgar o solo.
“Compreende sal em vós mesmos e compreende paz uns com os outros”
(Marcos 9:50b).

Deixe um comentário